Normas do Titânio

Muitos sistemas de normatização de titânio estão disponíveis para definir as ligas de titânio, suas designações, composições químicas e propriedades mecânicas.

Assim como para outros metais, a mais importante norma/padrão para o titânio são: a norte americana ASTM e SAE, ou mais especifcamente na área aeroespacial AMS, Européia Euronorm, Alemã DIN, Japonesa JIS, Internacional ISO, e também a Chinesa GB e a Russa GOST.

Titânio é capaz de realizar incríveis mudanças em sua microestrutura através da variação dos processos termomecânicos, e além possui uma ampla variedade de propriedades e aplicações que podem ser servidos com relativamente um pequena quantidade de classificações de titânio. Consequentemente, existem aproximadamente 50 classificações de titãnio importantes que estão designadas e atualmente sendo usadas embora apenas um par de dúzias estão prontamente disponíveis no comércio.

A norma/padrão norte americana ASTM para titânio reconhece aproximadamente 40 classificações de titânio, sendo na classificação 1 a 4 são comercializadas puras (sem mistura). As classificações de titânio cobertas pela ASTM e outras ligas são também produzidas para as especificações Aeroespacial e Militares (SAE-AMS, MIL-T), também como a norma/padrão ISO para titânio, Euronorm, GOST, e a japones JIS. Embora exista uma SOBREPOSIÇÃO entre essas normas para o titânio, elas não são intermutáveis. A Sociedade Japonesa de Titânio, tem feito esforços para uma maior aproximação global, e tem feito representações dos sistemas unificados sobre especificações do titânio.

Porém o primeiro desafio com as especificações do titânio não é a falta de padronização das especificações definidas pelas organizações desenvolvedoras de normas (SDOs), mas o detalhamento, as especificações de titânio desenvolvidas individualmente pelas companhias aeroespaciais que executam um produção limitada. Cada companhia aeroespacial tem suas próprias especificações para as ligas de titânio, que exigem específicos modos de processo. Consequentemente, modo de processo que é permitido por uma empresa, pode não ser permitido na outra.

Isto resulta em produção de pequenos lotes. A superprodução pode ser armazenada, mas só pode ser usada por uma empresa que concorda com a especificação, e o material é provavelmente mais qualificado para o uso industrial por ter passado por todos requisitos detalhados de garantia que assegurava a qualidade da indústria aeroespacial. Do mesmo modo, a elevada proporção de material que resulta como sucata deve ser cuidadosamente separadas a fim de proporcionar o HISTÓRICO detalhado que é exigido pelas empresas aeroespaciais.



A Total Materia propriedades de metais do mundo inteiro num pesquisável e integrado banco de dados. Rápido e fácil acesso às propriedades mecânicas, composições químicas, tabelas de referências cruzadas, fornece aos usuários uma riqueza extraordinária de informações. Clique no botão abaixo para um test drive pelo banco de dados da Total Materia.

Normas Internacionais do Titânio e equivalentes em um lugar: Total Materia

Total Materia fornece a você a capacidade de encontrar informações sobre as especificações da norma/padrão sobre o titânio, condição atual e materiais definidos em apenas um clique.

Simplesmente selecionando uma Organização Desenvolvedora de Normas (SDO) e/ou digitando o número da norma/padrão, você receberá imediatamente resultados de um banco de dados multilíngue com cerca de 52.000 normas/padrões. Para refinar a lista de resultados para apenas relacionados as normas do titânio somente, simplesmente digite no campo de descrição, como mostrado neste exemplo para norma chinesa para Titânio.

Normas para Titânio: Exemplo para procurar normas para o titânio da China

Você pode ver imediatamente a lista de descrições padrão (Total Materia tem traduzido uma série de informações importantes das normas/padrões chinesas), último ano emitido, condição atual (válido, substituído, etc.) e um link com os materiais definidos por essa norma/padrão.

Por simplesmente clicar no link do material, você pode ver a lista de materiais metálicos definidos pela norma/padrão selecionada.

Normas para Titânio: Exemplo de uma lista de normas de titânio da China

Da lista de materiais, você pode revisar propriedades detalhadas e equivalentes de cada material.

Normas para Titânio: Exemplo de materiais definidos pela norma/padrão chinesa de titânio GB/T 3282