Especificações do Cobre

Cobre e ligas de cobre são alguns dos materiais de engenharia mais versáteis disponíveis. Podem ser usados em uma extraordinária variedade de aplicações, as especificações internacionais do cobre estão muito bem desenvolvidas e detalhadas.

As especificações do cobre na Europa são baseadas na Euronorm (Abraviação: EN), harmonizada sistema de países europeus, que designam a classificação do cobre usando um sistema de seis dígitos alfanumérico. A primeira letra, "C" indica ligas de cobre. A segunda letra indica a forma do produto i.e. B-lingote para refusão para produzir produtos fundidos, C-Produtos fundidos, F-Materiais de preenchimento para brasagem e soldagem, M-liga master, R-cobre refinado em formas brutas, S-sucata, W-Produtos forjados e X- Materiais não padronizados/normatizados. Três números são usados para identificar o material, e a última letra é usada para identificar a classificação dos grupos de materiais do cobre e aumentar a capacidade do sistema de designar.

A última letra é importante por definir as especificações do cobre porque ele identifica a propriedade obrigatória principal. Cada condição do material é identificado por uma letra, como segue: A-deformação, B-limite de flexão, D-como estirado, sem propriedades mecânicas específicas, G-Tamanho de grão, H-Dureza (Brinnel ou Vickers), M-como Manufaturado, sem específicas propriedades mecânicas, R-Resistência à Tração, Y-0,2% Limite de escoamento. Para fundidos, as propriedades são dependentes do tipo de processo de fundição usado. Os sufixos usados são: GS fundição em areia, GM fundição em molde permanente, GZ fundição centrífuga, GC fundição continua, GP fundição sob pressão.

Embora Euronorm seja aceite e efetivamente usada em todos os países europeus, as especificações de cobre dos obsoletos sistemas nacionais, como o alemão DIN, britânico BS, francês AFNOR e italiano UNI, são frequentemente encontrados em muitos documentos e as especificações continuam sendo relevantes pela perspectiva prática.

As mais frequentes especificações normalizadas para o cobre nos Estados Unidos são aquelas publicadas pela ASTM, SAE e ASME. Um sistema numérico combinado tem sido estabelecido nos Estados Unidos no esforço de coordenar todos os sistemas de designação em um único sistema e para evitar a possibilidade que o mesmo número seja usado para dois diferentes metais. Este sistema combinado é o Sistema Numérico Unificado (UNS). É um sistema de identificação para ligas comerciais e não fornece especificações das ligas diretas.

No entanto, as especificações para o cobre e outras ligas, muitas vezes referem-se a UNS a identificar graus especificados no documento, ou a referência cruzada das séries de números da UNS; esta categoria de equivalentes de liga é chamado de "Oficial" na terminologia da Total Materia.

Especificações japonesas do cobre (JIS) são baseadas na norma ISO. Nestas especificações, as ligas de cobre são designadas com um prefixo da JIS opcional, seguida pela letra C para cobre e ligas de cobre e quatro dígitos numéricos que se refere aos elementos de liga. Exemplos: JIS C1020 que contém Cu 99,9%, JIS C2720 é um Cu-Zn (Bronze), JIS C5191 é um Cu-Sn-P (Bronze fósforoso), JIS C3601 é um Cu-Zn-Pb (Bronze com liga de chumbo), JIS C6801 é um Cu-Zn-Al (bronze), JIS C 4430 é um Cu-Zn-Sn (bronze) etc.



A Total Materia propriedades de metais do mundo inteiro num pesquisável e integrado banco de dados. Rápido e fácil acesso às propriedades mecânicas, composições químicas, tabelas de referências cruzadas, fornece aos usuários uma riqueza extraordinária de informações. Clique no botão abaixo para um test drive pelo banco de dados da Total Materia.

Especificaçoes do cobre da Total Materia

O banco de dados da Total Materia inclui especificaçoes de propriedades de mais de 27.000 ligas de cobre com outras mais 350.000 ligas metálicas em todo o mundo. Suas composiçoes químicas, propriedades mecânicas e físicas, propriedades mecânicas e físicas e mais, tudo a um clique de distância.

Encontrar uma classificaçao de cobre no banco de dados é muito fácil e leva segundos. Por exemplo, vamos ver as propriedades do cobre chines com classificaçao BZn 15-20.

Simplesmente use a Procura Rápida na Home assinantes e digite a designaçao do material. Selecione cobre na lista do grupo de ligas e selecionar China/GB na lista das normas é opcional.

Especificaçoes do cobre: Procure pela grau de cobre chines BZn 15-20

Após clicar no material na lista de resultados, a lista do subgrupo aparecerá. Na Total Materia, o termo "subgrupo" se refere as especificaçoes que definem as propriedades da classificaçao do cobre; Neste caso só há uma especificaçao GB 2059. Note-se que definido, de acordo com especificaçoes diferentes podem diferir significativamente.

Especificaçoes do cobre: Especifiçao define as propriedades do cobre chines grau BZn 15-20

Composiçao, referencias cruzadas e propriedades do titâniograu BZn 15-20 podem entao ser revistas, clicando nos links apropriados, veja os exemplos abaixo.

Especificaçoes do Cobre: Composiçao química do cobre grau BZn 15-20
Especificaçoes do Cobre: Tabela de referencia cruzada do cobre grau BZn 15-20
Especificaçoes do Cobre: Propriedades mecânicas do cobre grau BZn 15-20