Propriedades do Alumínio

Algumas das propriedades interessantes do alumínio incluem boa aparência, facilidade na fabricação, boa resistência à corrosão, baixa densidade, alta proporção de força para o peso e alta resistência à fratura.

Devido a essas propriedades, o alumínio é um dos materiais mais econômicos e estruturalmente eficazes utilizado para equipamentos comerciais e militares.

Quando exposto ao ar, forma-se quase instantaneamente uma camada de óxido de alumínio na superfície do alumínio. Essa camada tem excelente resistência à corrosão. É bastante resistente à maioria dos ácidos, mas menos resistente a álcalis.

Alumínio puro não tem resistência à tração alta. No entanto, com adição de elementos como manganês, silício, cobre e magnésio podem aumentar-se as propriedades de resistência do alumínio e produzir-se uma liga com propriedades sob medida para aplicações específicas.

Condutividade térmica do alumínio é muito boa, cerca três vezes maior que a do aço, uma propriedade que o torna um material importante para resfriamento e aquecimento para aplicações tais como troca de calor. Esta propriedade de alumínio combinada com ele que é não-tóxico, é aplicada extensivamente em utensílios de cozinha.

Alumínio tem uma densidade em torno de um terço do aço ou cobre, tornando-se um dos mais leves metais comercialmente disponíveis.

Juntamente com o cobre, o alumínio tem uma condutividade elétrica elevada o suficiente para ser usado como um condutor elétrico.



A Total Materia propriedades de metais do mundo inteiro num pesquisável e integrado banco de dados. Rápido e fácil acesso às propriedades mecânicas, composições químicas, tabelas de referências cruzadas, fornece aos usuários uma riqueza extraordinária de informações. Clique no botão abaixo para um test drive pelo banco de dados da Total Materia.

Pesquisa da Total Materia baseada nas propriedades do alumínio

Você pode rapida e facilmente pesquisar mais de meio milhão de registros de propriedades de alumínio por designação, países/padrões, tipo, número padrão, composição química, propriedades mecânicas, outras propriedades ou qualquer combinação destes critérios. Por exemplo, vamos olhar para uma liga de alumínio, que deve ter Si > 20% para fusibiladade, Cu, Mg e Ni menos de 2% e tração stress maior que 100 MPa.

Clique em Pesquisa Avançada na janela principal. Em seguida, escolha alumínio na lista Grupo de materiais e digite propriedade solicitada de alumínio e elementos de liga.

Propriedades do alumínio: exemplo de pesquisa combinada de propriedades de composição e mecânica de alumínio

Aparece a tela de resultados de pesquisa. Em seguida, clicar em uma liga de alumínio da lista para rever suas propriedades. Neste caso, a última posição da lista é selecionada – liga de alumínio britânica LM 29.

Propriedades do alumínio: lista de resultados da pesquisa de propriedades do alumínio

Depois de clicar no material na lista resultante, é exibida uma lista dos subgrupos. Na Total Materia, o termo "subgrupos" refere-se as especificações que definem propriedades de grau de alumínio; Neste caso, há apenas uma especificação, BS 1490. Observe que essa especificação de alumínio é obsoleta – Total Materia ainda compreende propriedades de alumínio das especificações históricas.

Propriedades do alumínio: especificação que define propriedades de liga de alumínio britânica LM 29

Propriedades do alumínio dentro do banco de dados da Total Materia incluem composição, tabelas de referência cruzada, propriedades mecânicas, propriedades físicas e muito mais. Clique nos exemplos abaixo para ampliá-las.

Propriedades do alumínio: composição química do grau de alumínio LM 29
Propriedades do alumínio: tabela de referência cruzada do grau de alumínio LM 29
Propriedades do alumínio: propriedades mecânicas do grau de alumínio LM 29