Normas do Alumínio

Existem diversos sistemas de normatização disponíveis para identificação e designação das ligas de alumínio, e para especificar suas propriedades.

Assim com outros metais, as mais proeminentes padronizações para alumínio são Européia EN (Euronorm), Norte Americana SAE e ASTM, Japonesa JIS, Internacional ISO, e padrões dos países do BRIC: Chinesa GB e YB, Indiana IS, Brasileira NBR, e a Russa GOST.

A norma Euronorm para alumínio usa quatro dígitos para identificar as ligas forjadas e cinco dígitos para identificar as ligas fundidas e são praticamente as mesmas que a norma ISO para alumínio e o método de identificação numérico americano onde um número de quatro dígitos identifica uma única designação de liga. Isto é um acordo com o sistema internacional de designação emitido pela Associação de Alumínio nos Estados Unidos da América. Este sistema da Associação do Alumínio (AA) é peculiar para o alumínio e é a base para as normas e designações sobre alumínio em todo o mundo. Por exemplo, os limites da composição química especificados nas normas sobre alumínio na Euronorm são idênticas com aquelas registradas na Associação de Alumínio para ligas equivalentes.

Um prefixo é usado para designar o padrão AA da Associação de Alumínio ou EN AW para os padrões de alumínio europeus. No sistema europeu, o prefixo "AB" denota lingotes para refusão, "AC" denota um produto fundido, "AM" MASTER ligas fundidas, the prefixo "AW" um produto forjado ex. EN AW-1050. O sufixo "A" indica uma variação nacional da liga, ex. EN AW-6005A.

As designações das ligas de alumínio na AA, existem quatro dígitos numéricos. O significado desses quatro dígitos são: Primeiro dígito: Principal elemento de liga constituinte(s); Segundo e terceiro dígitos: Designation de liga específica (número não tem significado mas é único); Quarto dígito: Fundição (0) ou LINGOTE (1, 2) designação.

Outro sistema amplamente conhecido de classificação de liga é o Sistema Numérico Unificado (UNS). O sistema UNS tem a vantagem de cobrir todos os sitemas de ligas metálicas. Para ligas de alumínio, o sistema é essencialmente uma adaptação do sistema de designação de ligas da Associação de Alumínio para atender o formato da UNS. Os números da UNS são obtidos através do uso dos três dígitos a esquerda do ponto decimal do sistema da Associação de Alumínio e adicionar A9 (significado de ligas de alumínio) e um dígito refletindo o prefixo letra para a designação da liga. Para ligas sem a letra como prefixo, o próximo dígito numérico depois de A9 é um 0; Para aqueles com A, o próximo dígito é 1, para B é 2, e assim por diante. Portanto no sistema UNS, 356.0 se transforma em A90356, A356.0 se transforma em A91365, C356 se transforma em A93356, etc.



A Total Materia propriedades de metais do mundo inteiro num pesquisável e integrado banco de dados. Rápido e fácil acesso às propriedades mecânicas, composições químicas, tabelas de referências cruzadas, fornece aos usuários uma riqueza extraordinária de informações. Clique no botão abaixo para um test drive pelo banco de dados da Total Materia.

Todas normas globais de alumínio e equivalentes em um lugar: Total Materia

Com Total Materia, encontre informações sobre as especificações de padrões sobre alumínio, sua condição atual e os materiais definidos em apenas um clique.

Simplesmente selecionando uma Organização Desenvolvedora de Normas (SDO) e/ou digitando a norma/padrão ou número ICS (Classificação Internacional para Normas/Padrões), você receberá imediatamente resultados de um banco de dados multilíngue com cerca de 52.000 normas/padrões. Por exemplo, para encontrar a norma para alumínio ASTM 77.120.10 , você pode simplesmente digitar 77.120.10 no campo do número ICS e selecionar ASTM nas opções.

Normas do Alumínio: um exemplo de procura de um padrão ASTM para alumínio

A lista de resultados consiste em 13 normas/padrões ASTM de alumínio que são compatíveis com o número ICS 77.120.10. A informação inclui: descrição da norma/padrão, o último ano emitido, condição atual (válido, substituído, etc.) e um link com os materiais definidos por essa norma/padrão.

Por simplesmente clicar no link do material, você pode ver a lista de materiais metálicos definidos pela norma/padrão selecionada.

Normas do Alumínio: Um exemplo de uma lista da norma/padrão ASTM de alumínio

Da lista de materiais, você pode revisar propriedades detalhadas e equivalentes de cada material.

Normas do Alumínio: Exemplo de materiais definidos pela norma/padrão ASTM B37