Especificações do Titânio

As especificações do Titânio definem as propriedades do Titânio puro e ligas de Titânio.

Devido ao comportamento alotrópico do titânio que permite diversas mudanças na sua microestrutura, uma vasta variedade de propriedades e aplicações podem ser usadas com relativamente um número limitado de ligas de titânio.

Muitas ligas de titânio são produzidas para atender as especificações estabelecidas pela ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações do titânio aeroespacial (SAE-MAS), especificações para ligas de titânio para fins militares (MIL-T), e especificações de titânio desenvolvidas pela ASME (American Society of Mechanical Engineers). Diversos sistemas americanos de especificação do titânio são REUNIDAS através do Sistema Único de Numeração (UNS), que atribuem aos metais uma letra como prefixo e cinco dígitos numéricos. Titânio e ligas de titânio pertencem a categoria UNS R5 e têm designações como UNS R50400.

Entre as importantes especificações de titânio internacionais incluem a ISO, Euronorm, Russa GOST, e a Japanesa JIS. Embora exista uma SOBREPOSIÇÃO entre as normas sobre especificações de titânio, elas não são intermutáveis. A Sociedade Japonesa de Titânio, tem feito esforços para uma maior aproximação global, e tem feito representações dos sistemas unificados sobre especificações do titânio.

O primeiro desafio com as especificações do titânio não é a falta de padronização das especificações definidas pelas organizações desenvolvedoras de normas (SDOs), mas a adição de detalhes, as especificações de titânio desenvolvidas individualmente pelas companhias aeroespaciais que executam um produção limitada. Cada companhia aeroespacial tem suas próprias especificações para as ligas de titânio, que exigem específicos modos de processo. Consequentemente, existem muitas especificações de titânio circulando onde somente um relevante (e entendida por) um grupo seleto de participantes. Em outras palavras, muitas das especificações do titânio não são padronizadas.

A Total Materia propriedades de metais do mundo inteiro num pesquisável e integrado banco de dados. Rápido e fácil acesso às propriedades mecânicas, composições químicas, tabelas de referências cruzadas, fornece aos usuários uma riqueza extraordinária de informações. Clique no botão abaixo para um test drive pelo banco de dados da Total Materia.

Especificaçoes do Titânio na Total Materia

O banco de dados da Total Materia inclui especificaçoes de propriedades de mais de 4.500 ligas de titânio com outras mais 350.000 ligas metálicas em todo o mundo. Suas composiçoes químicas, propriedades mecânicas e físicas, referencias cruzadas e mais, tudo a um clique de distância.

Encontrar uma classificaçao de titânio no banco de dados é muito fácil e leva segundos. Por exemplo, vamos ver as propriedades do titânio japones com classificaçao TAF 6400.

Simplesmente use a Procura Rápida na Home assinantes e digite a designaçao do material. Selecione titânio na lista do grupo de ligas e é opcional selecionar JAPAO/JIS na lista das normas.

Especificaçoes do titânio: Procure por Titânio japones com classificaçao TAF 6400

Após clicar no material na lista de resultados, a lista do subgrupo aparecerá. Na Total Materia, o termo "subgrupo" se refere as especificaçoes que definem as propriedades da classificaçao do titânio; Neste caso só há uma especificaçao - JIS H 4657. Note-se que definido, de acordo com especificaçoes diferentes podem diferir significativamente.

Especificaçoes do titânio: Especificaçao que define as propriedades do titânio japones grau TAF 6400

Composiçao, referencias cruzadas e propriedades do titâniograu TAF 6400 podem entao ser revistas, clicando nos links apropriados, veja os exemplos abaixo.

Especificaçoes do Titânio: Composiçao química do titânio grau TAF 6400
Especificaçoes do Titânio: Tabela de referencia cruzada do titânio grau TAF 6400
Especificaçoes do Titânio: Propriedades mecânicas do titânio grau TAF 6400