Tabelas de Referência Cruzada

Para lhe atender de uma forma melhor e com mais precisão sobre as ligas de todo o mundo, Total Materia está forncendo a categorização de equivalentes e similaridades. Esta característica única a nível mundial permite que você obtenha mais opções para materiais equivalentes, com o seu grau de similaridade e uma confiabilidade da fonte de informação.

É essencial você entender o conceito de REFERÊNCIA CRUZADA DE MATERIA. Em geral, não é tão fácil e simples estar plenamente conscientes de suas limitações.

Metal equivalente de todo o mundo são geralmente agrupados com base na composição química e, em alguns casos, nas propriedades mecânicas, e as recomendações para tabelas de referência cruzada muitas vezes vem das Organizações de Desenvolvimento de Normas (SDOs). Recomendações das SDOs são a principal fonte de tabelas de referência cruzada da Total Materia, mas, em muitos casos, não existem recomendações para um determinado grupo de ligas ou de um país.

Portanto, além das recomendações das SDOs, a Total Materia compreende semelhanças e algoritmos especiais de outras fontes implícitas, que diferem dos campos de resultados, tais como descrito abaixo.

Todos

Essa guia exibe todos os materiais de todas as tabelas de referência cruzada e fontes em conjunto.

Idêntico

O guia Idêntico inclui materiais idênticos aos que são definidos pelas Organizações de Desenvolvimento de Normas (SDOs).

Em essencial, o termo "idêntico" significa aqui denominações diferentes para o mesmo material. Alguns exemplos são:

  • Duas denominações, alfanumérico e numérico, para o mesmo material dentro das Euronormas e Norma DIN, por exemplo Euronormas inox X 39 Cr 13 é idêntica à sua designação numérica 1.4031.
  • Materiais retomadas por uma SDO do outro páis sem qualquer alteração. Por exemplo, X 39 Cr 13 definido pela norma DIN alemã, e a italiana é idêntica à UNI X 39 Cr 13 definida pelas Euronormas, porque as SDOs alemã e a italiana assumi a norma europeia comum, o mesmo se aplica ao material definido E.U. ASME SA-180 F10, que foi retomado a partir de ASTM, liga A-182 F10.
  • Quando a designação de um material apenas substitui o outro sem quaisquer alterações na composição, por exemplo E.U. UNS N06017 foi substituído por N06985.

Oficial

Oficiais são originalmente equivalentes e recomendada pelas SDOs, em padrões oficiais de referência e livros publicados pelas SDOs. Por exemplo, a norma é indiana e diz que 9175 é equivalente ao grau 30C8 SAE 1030, e é equivalente à 35C8 DIN c35 e AISI 1035. Chinês GB 4239 declara que é equivalente a 1Cr17Mn6Ni5N chinês japonês SUS 201, E.U. AISI 201, e UNS S20100.

Estas fontes são normalmente confiável, porém, existe sempre uma possibilidade de alguns dados imprecisos, mais importante ainda, baseando-se nas recomendações oficiais não elimina limitações gerais, de cross-referencing.

Materiais exibidos no separador Idêntico não são exibidos com o guia oficial.

Composição 100%

O guia Composição 100% compreendem ligas que têm 100% idêntica composição química, mas não tenham sido declarados como oficial equivalente por SDOs, portanto elas não podem ser encontradas dentro da tag nem Idênticos , nem dentro da tag Oficial

Devido à sua composição idêntica, estes materiais são bons candidatos para poderem ser intermutáveis. No entanto, uma atenção especial deve ser paga a suas propriedades mecânicas, de entrega e formas de tratamento térmico, que podem diferir significativamente. As regras gerais e as limitações à cruz-referencing aplicáveis a este grupo também.

Implícito

Implícitos são equivalentes e não directamente pelo SDOs explicitamente definido, mas numa forma transitória, ou seja, se B é um recomendado por um SDO equivalente a A e C, é recomendado por essa ou outra SDO como um equivalente para B, então A torna-se um equivalente a C.

Por exemplo, se uma fonte diz que o aço SAE 5115 é equivalente a Euronormas 1,8963, e uma outra fonte diz que a SAE 5115 é equivalente a chinesa GB 15Cr, a equivalência implícita será 15Cr que é equivalente a 1,8963.

Pela sua natureza, equivalentes implícito são menos precisos e requerem uma análise mais cuidadosa da composição e das propriedades das ligas comparadas. Além disso, as regras gerais e as limitações da referência cruzada estão também a ser consideradas.

Materiais exibidos nos últimos três separadores (Idêntico, Oficial e Composição 100%) não são apresentados neste guia.

Outras Fontes

Referências cruzadas que se originam de todas as outras fontes, tais como produtores de catálogos, livros, brochuras, análise publicada na Internet, etc, são exibidos na guia Outras Fontes. Quase todos as propriedades dos metais são nesta categoria, com poucas exceções catalogadas pelo UNS.

Apesar dessas fontes de informação normalmente é correcta, o nível da sua fiabilidade é inferior recomendações dadas pelo SDOs. Por conseguinte, uma análise cuidadosa das composições e propriedades dos candidatos a equivalentes tem de ser feito.

Materiais já exibidos dentro das guias Idêntico, Oficial , Composição 100% e Implícitos não são exibidos nesta página.

SmartCross

SmartCross é a ferramenta de referências cruzads da Total Materia, baseada em lógica fuzzy, conhecimentos metalúrgicos e aplicações estatísticas que criam referências cruzadas globais.

Pesquisas SmartCross de metais semelhantes a partir do conjunto de dados de mais de 175.000 metais de acordo com a sua composição química e com o grupo metalúrgico , utilizando algoritmos elaborados. Isso vai muito além da clássica lista de referência cruzadas e o resultado pode ser mais amplo, mas determinadas semelhanças, variando de 0 a 1, são apenas indicativas. Portanto, uma análise cuidadosa das composições e comparaçoes das propriedades das ligas tem de ser exercidas, principalmente para menores semelhanças, por exemplo, 0.8 ou menos.

Este guia é totalmente independente de todos os outros dentro da janela de referência cruzada.